Pontos de vista

01 novembro 2018

Dia de Todos os Santos

Havia uma parte deste dia de que eu gostava muito. Para mim, dava sentido a isto de ser um dia de "todos os Santos"...
Depois da missa, lá ficava eu à porta de casa com as mãos cheias de moedas de 20 escudos. Apareciam os mordomos dos Santos de todos os lugares da Paróquia a pedir para o Santo da sua mordomia (e eram muitos…). Eu tinha sempre moedas de 20 escudos. E havia uma (e só uma) de cinquenta escudos. Essa era para o Santíssimo (e eu não me podia esquecer, porque era só uma!).
Os senhores não aceitavam só dinheiro. Havia quem desse milho. A "tia Isaura" só dava milho. E para mim era uma diversão ver a senhora lá no cimo da escadaria, com a taleiga do milho e uma medida, para colocar uma em cada saco que passasse…
A tradição acabou, ainda eu era criança...
Mas Os adultos conseguem… guardar memórias das tradições…
 

 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário